domingo, 13 de dezembro de 2009

DIFERENÇAS EXISTENTES ENTRE SURDOS E DEFICIENTES AUDITIVOS

A perda de audição pode ocorrer no período pré-lingüístico (antes de adquirir linguagem) ou pós-lingüístico (após ter adquirido linguagem). A pessoa que perde parte da audição após ter adquirido linguagem por meio da via auditiva, mantém a capacidade de se expressar oralmente e se comunicar com as pessoas desde que seja em ambiente calmo, onde uma pessoa fale de cada vez e fique de frente para possibilitar a leitura dos lábios. Este pode ser considerado um deficiente auditivo, uma vez que teve acesso à cultura e língua da sociedade ouvinte.
Deficiente auditivo é considerado, também, aquele que tem uso da audição dificultada parcialmente. De uma forma geral, segundo Perlin (2000), esse grupo não se enquadra na cultura surda, visto que possuem um problema que pode ser eliminado pelo simples aumento de volume de som e/ou aparelhos de amplificação sonora.
Considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. E deficiência auditiva é considerada a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas freqüências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz. Ser Surdo significa saber-se um sujeito diferente e não deficiente, que pertence a uma comunidade minoritária que compartilha uma cultura e língua visual espacial, a língua de sinais. Direito este garantido pelo Decreto no. 5626/05, que regulamenta a Lei de Oficialização da LIBRAS de no. 10.436/02 e a Lei de Acessibilidade de no. 10.098/00.
Resumindo, os surdos possuem uma cultura singular e os deficientes auditivos tendem a serem híbridos vivendo a margem da cultura dos chamados "ouvintes" , assim as diferenças de cultura entre os deficientes auditivos ( DA ) não praticamente mais amenas que as dos surdos .

14 comentários:

  1. Gostei muito da matéria, ela me ajudou na atividade de libras.

    ResponderExcluir
  2. Quais as referências que utilizou para afirmar isso? Se puder me enviar... suricate.2008@hotmail.com
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  3. oi gostei muito deste texto muita iformaçao interesante para mim serviu muito gostei muito obrigada ; ]

    ResponderExcluir
  4. oi gostei muito deste texto muita iformaçao interesante para mim serviu muito gostei muito obrigada ; ]

    ResponderExcluir
  5. por gostaria de saber as referencias.Se poder me ajudar agradeço.evaneteborges@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Pode mim enviar as referências?glecia2009@gmail.com
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  7. Pode mim enviar as referências?glecia2009@gmail.com
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  8. Miraildes, Educadora 17 de Junho de 2016 - Também gostei muito faço minha as suas palavras baseada na leitura de Perlin 2000 pude diferencia surdez de deficiente auditivo.

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante dessa matéria, estou estudando Libras e tirou minhas dúvidas em relação a esse assunto. Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito,pois mim ajudou bastante num trabalho da faculdade .👏👏👍👍

    ResponderExcluir
  11. click clack pen oficce down, skiis my girl... oooh my good! inclaive dessing multing intel bang bros do begg pro xvideo. i THE dIOGO sANTOS

    ResponderExcluir